Experimento de aprisionamento de Stanford
-O Experimento da Prisão de Stanford foi uma experiência psicológica destinada a investigar o comportamento humano em uma sociedade na qual os indivíduos são definidos apenas pelo grupo. O experimento envolveu a atribuição, dos voluntários que concordaram em participar, a papéis de guardas e prisioneiros em uma prisão simulada. Foi realizado em 1971 por uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor Philip Zimbardo, da Universidade Stanford. Os resultados inesperados foram tão dramáticos que o experimento teve que ser interrompido antes de sua conclusão.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Experimento_de_aprisionamento_de_Stanford
- A Experiência de Milgram foi um experimento científico desenvolvido pelo psicólogo Stanley Milgram[1]. O experimento inquiria como os participantes observados tendem a obedecer às autoridades, mesmo que estas contradigam o bom-senso individual. A experiência pretendia inicialmente explicar os crimes bárbaros do tempo do Nazismo. Em 1964, Milgram recebeu por este trabalho o prêmio anual em psicologia social da American Association for the Advancement of Science[2]. Os resultados da experiência foram apresentados no artigo Behavioral Study of Obedience no Journal of Abnormal and Social Psychology (Vol. 67, 1963 Pág. 371-378) e posteriormente no seu livro Obedience to Authority: An Experimental View 1974.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Experi%C3%AAncia_de_Milgram
Terceira Onda
- A Terceira Onda foi um experimento social para demonstrar que mesmo sociedades democráticas não estão imunes à atração pelo fascismo.[1][2] Ele foi realizado pelo professor de história norte-americano Ron Jones com estudantes do segundo ano do ensino médio que frequentavam sua aula de história "Mundo Contemporâneo"[1] como parte de um estudo sobre a Alemanha nazista.[3]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceira_Onda
_________________________As experiências falam por si, vale a reflexão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário